Ângulo de pinhão

28 11 2013

O diferencial do L ocost é apoiado em 4 tensores simétricos e paralelos. Com isto, o movimento vertical do eixo não produz alteração no ângulo do pinhão (ângulo entre a linha do eixo do pinhão e a linha do eixo da transmissão). Idealmente, este ângulo deve ser zero, ou seja, os eixos devem ser sempre paralelos. Se este ângulo for maior que zero, as cruzetas vão produzir o que se chama de vibração harmônica, ou seja, o movimento circular do cardã nãovai ser uniforme, mas vai variar com a rotação. Esta vibração sobrecarrega todos os elementos da transmissão e por isso deve ser controlada ao máximo (veja o diagrama abaixo).

angulo_pinhao

Por isso não se usa cruzetas em carros com tração dianteira, embora elas sejam mais eficientes do que juntas homocinéticas. Como as rodas dianteiras esterçam, toda vez que o carro faz uma curva o ângulo entre roda e diferencial produziria uma vibração significativa (a primeira versão do Corcel tinha cruzetas na transmissão e a quebra constante delas já virou lenda).

Assim, como o eixo do Locost foi montado exatamente na horizontal, bastaria montar o motor também na horizontal para resolver o problema. Mas, quando o carro acelera, o pinhão tende a levantar (devido ao giro da carcaça, reação a força para baixo que o pinhão exerce na coroa), e como o eixo está montado em buchas de borracha, o pinhão adquire um pequeno ângulo quando em aceleração (situação em que o ângulo de pinhão é mais crítico). Por isso, o ideal é que o pinhão esteja apontado para baixo em relação ao eixo da transmissão, e por isso o ângulo de pinhão não deve ser zero. O valor do ângulo depende da fixação da suspensão (buchas de borracha exigem ângulo maior do que buchas de PU) e da potência do motor (quanto maior, maior o ângulo).

O ângulo de pinhão que recomendo para o Locost é de 2 graus, mas vou montar o coxim do câmbio com uma folga de cerca de 5mm, e colocar uma arruela de espaçamento entre a caixa e o coxim. Assim, será possível alterar o ângulo da caixa para fazer o ajuste fino do ângulo de pinhão.


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2 responses

28 11 2013
Rafael

Mais um post seu em grego! rs Gustavo, admiro muito o seu conhecimento mecânico. Montar um locost é um sonho distante pra mim, se eu tiver que aprender essas coisas que você menciona então…

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12 04 2023
Silvio Camelo

Corretíssimo ! Montei um Seven para um Amigo/Cliente e vi que o homocinetismo no eixo traseiro era complicado de deixar perfeito . Mesmo montado com 08 ball Joints nos braços longitudinais e mais dois na barra Panhard , a dita reação gera um momento contrário na ponta traseira da caixa . A mesma deformação( que já não acontecia mais no eixo traseiro) é transferida para o coxim do câmbio que tende a “levantar” e girar o conjunto motor/cambio no sentido anti-horário visto de frente. A solução foi colocar uma travessa na parte traseira do câmbio e montar com dois coxins ( um de cada lado) para combater este momento. Fiz depois um com diferencial de omega e freios in-board ! mas aí é outra história !

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